Plástico | Planeta Melhor

Planeta Melhor

Google:


1 usuário Online

Como eu posso ajudar?


Saiba como você pode ajudar!
Clique aqui

Enquete
Polls

O que você faz pelo meio ambiente?







Ver resultado
Loading ... Loading ...
Dicas úteis

Use Ecobags

A EcoBag está na moda e há modelos e cores para todos os gostos. As sacolas reutilizáveis são aliadas do meio ambiente, já que as sacolinhas descartáveis, aquelas usadas normalmente em mercados, liberam gás carbônico e metano na atmosfera.

Plástico


A fabricação de plásticos implica na extração de combustíveis fósseis que são esgotáveis.

Com a sua reciclagem poupa-se a matéria prima necessária à produção de novos bens (baldes, brinquedos, mesas e cadeiras em plástico, etc). O plástico é um material proveniente de resinas geralmente sintéticas e derivadas do petróleo. O uso do plástico passa a ser considerado problemático para o eio ambiente pela sua alta durabilidade e grande volume na composição total do lixo. No município de São Paulo, os plásticos são o segundo elemento mais encontrado no lixo, correspondendo a 23% do peso total dos resíduos encaminhados para os aterros sanitários, o que significa uma parcela muito importante, considerando-se que o plástico é um elemento extremamente leve e de grande volume.

O consumo de plásticos praticamente dobrou no Brasil, de 1991 a 1998, segundo o Instituto Gea. Quando depositados em lixões, os plásticos através de sua queima provocam emanações tóxicas e poluem a atmosfera. Quando depositados em aterros, podem prejudicar a decomposição dos materiais degradáveis.

O processo de reciclagem do plástico é dificultado pelos vários tipos de resinasexistentes, que não são compatíveis e por isso, não podem ser misturadas no processo de reciclagem. Pois, ao serem misturadas perdem as suas características próprias, fazendo com que os recicladores de plásticos se utilizem quase que exclusivamente de matéria-prima advinda de resíduos industriais. Este tipo de resíduo é normalmente constituído por um só tipo de resina e não apresenta sujeira ou contaminação tornando-o mais caro e fácil de ser comercializado.

O lixo doméstico é formado por todo tipo de plásticos. É importante lembrar que todos esses itens devem estar limpos para garantir a qualidade do produto. Quanto maior a qualidade, maior o valor comercial.

Saiba quais são os tipos de plásticos que podem ser reciclados

Voltar   


Realização: Base Software Apoio: ABADI