Veja como você pode ajudar! | Planeta Melhor

Planeta Melhor

Google:


1 usuário Online

Como eu posso ajudar?


Saiba como você pode ajudar!
Clique aqui

Enquete
Polls

O que você faz pelo meio ambiente?







Ver resultado
Loading ... Loading ...
Dicas úteis

Use Ecobags

A EcoBag está na moda e há modelos e cores para todos os gostos. As sacolas reutilizáveis são aliadas do meio ambiente, já que as sacolinhas descartáveis, aquelas usadas normalmente em mercados, liberam gás carbônico e metano na atmosfera.

Veja como você pode ajudar!

Saiba como e onde doar equipamentos de informática usados

Aquele monitor velho que você não usa mais e o gabinete do seu computador antigo não precisam ficar entulhando o armário do escritório e nem devem ser jogados no lixo. Diversas entidades aceitam doações de material de informática usado. A maior delas, o Comitê para a Democratização da Informática (CDI), inclusive simplificou o seu processo de recebimento de doações, que vinha sendo criticado por excesso de burocracia.

Se for uma doação de quatro, cinco computadores, pode ser agendado uma visita na residência da pessoa que um funcionário irá buscar. Mas para doações menores ou em lugares muito distantes é complicado. Pede-se que o material seja deixado em uma das sedes.Na cidade do Rio, a central de recebimento de doações do CDI fica no Shopping Nova América, em Del Castilho. Mas os equipamentos também podem ser entregues na sede principal da ONG, na Rua Alice 150, em Laranjeiras.

A rede CDI tem hoje mais de oito mil computadores em 753 escolas espalhadas pelo Brasil e em outros sete países da América Latina (são 199 escolas somando Argentina, Uruguai, Chile, México, Equador, Colômbia e Peru).

Serviço:
CDI Matriz – End.: Rua Alice, nº 150 – Laranjeiras. Fone: (21) 3235-9450 / 9459

Para doação de computadores – End.: Av. Automóvel Clube, 126 – Shopping Nova América – Del Castilho. Fone: (21) 2201-7770. Email: cdirj@cdi.org.br

Fonte: O Globo On Line

Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais

Preocupado com a questão do meio ambiente, o SESC Rio promove a coleta de óleo vegetal em algumas unidades.

No SESC Engenho de Dentro, a unidade recolhe as garrafas pets com óleo utilizado e repassa para o PROVE – Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo do programa é otimizar o reaproveitamento do óleo vegetal residual na produção de biodiesel, evitando assim seu desperdício. Além de conscientizar a população, a unidade é um importante posto de coleta.

Quando o óleo de cozinha não pode mais ser aproveitado, se for jogado na rede de esgoto, além de poluir os rios, baías e oceano – interferindo no equilíbrio desses ecossistemas – também causa o entupimento de canos, aumentando os custos de manutenção. Sendo reaproveitado na produção de combustível, o óleo contribui para a geração de energia alternativa.

Criado pela Secretaria do Ambiente, em parceria com a Refinaria de Manguinhos, o PROVE tem cunho ambiental e também social, pois insere cooperativas populares de catadores de materiais recicláveis na cadeia produtiva do biodiesel.

Participam também do projeto: a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP\COPPE\UFRJ), a Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (FEBRACOM), o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e RICAMARE (Rede Independente de Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Rio de Janeiro).

Quem quiser participar, basta separar o óleo de cozinha usado em recipiente (que pode ser uma garrafa pet, por exemplo), e levar para o SESC Engenho de Dentro ou ainda telefonar para o Disque-Prove, no telefone (21) 2598-9240.

SESC Engenho de Dentro
Av. Amaro Cavalcanti, 1661
Telefone: (21) 3822-4830/ 3822-4842

No SESC São João de Meriti e Duque de Caxias, a coleta de óleo vegetal (de cozinha) armazenado em garrafas PET, para reciclagem é feita em parceria com a CooperAngel, uma cooperativa formada por famílias que se sustentam com a reciclagem de lixo. 80% dos membros são mulheres que foram abandonadas pelos maridos e mantêm seus filhos através desse trabalho.

A CooperAngel é a primeira da cidade que se propõe a reunir pessoas interessadas em exercer profissões e prestar serviços com responsabilidade ambiental, legalmente constituída a partir da necessidade de gerar renda, elevar o nível de escolaridade e ocupar a mão-de-obra desempregada entre os moradores das comunidades de São João de Meriti.

CooperAngel – Tel.: (21) 3071-7410. E-mail: cooperangel@ig.com.br

Coleta de óleo utilizado, acondicionamento em garrafas PET e entrega na Unidade:

SESC São João de Meriti – 3a a sábado, 9h às 18h.
Av. Automóvel Clube, 66
Tel: (21) 2755-7070

Núcleo de Referência Duque de Caxias – 3a a sábado, 9h às 18h.
Av. General Argolo, 47
Tel: (21) 3659-8412

Fonte: SESCRIO

Voltar   


Realização: Base Software Apoio: ABADI