Greenpeace lança campanha contra madeira ilegal | Planeta Melhor

Planeta Melhor

Google:


1 usuário Online

Como eu posso ajudar?


Saiba como você pode ajudar!
Clique aqui

Enquete
Polls

O que você faz pelo meio ambiente?







Ver resultado
Loading ... Loading ...
Dicas úteis

Use Ecobags

A EcoBag está na moda e há modelos e cores para todos os gostos. As sacolas reutilizáveis são aliadas do meio ambiente, já que as sacolinhas descartáveis, aquelas usadas normalmente em mercados, liberam gás carbônico e metano na atmosfera.

Greenpeace lança campanha contra madeira ilegal

O Greenpeace lançou em maio a campanha “Chega de Madeira Ilegal”, denunciando a exploração “ilegal e predatória” da madeira na Amazônia, segundo a ONG. A denúncia é resultado de dois anos de investigação do Greenpeace no Estado do Pará.

Marcio Astrini, coordenador da campanha, diz que o atual sistema de controle de extração de madeira é “duplamente falho, pois falha no controle da extração e ainda ajuda aquilo que é extraído ilegalmente a ganhar uma aspecto legal”.

O Greenpeace levantou cinco casos de planos de manejo com indícios de fraude que exemplificam mecanismos para “esquentar” a madeira ilegal. Segundo Astrini, os empreendimentos elencados são passíveis de cancelamento ou suspensão.

As principais fraudes são a inflação do número de árvores de espécies raras e do tamanho das árvores no inventário florestal, áreas autorizadas sem sinal de exploração, exploração acima do limite autorizado pelo plano de manejo e corte de árvores protegidas por lei.

Procurado, o Ibama disse que o governo acredita estar vencendo a batalha da ilegalidade na Amazônia. O órgão enfatizou que vem implementando melhorias significativas no controle, como a certificação digital no sistema DOF (Documento de Origem Florestal).

Voltar   


Realização: Base Software Apoio: ABADI