Pilhas e Baterias | Planeta Melhor

Planeta Melhor

Google:


1 usuário Online

Como eu posso ajudar?


Saiba como você pode ajudar!
Clique aqui

Enquete
Polls

O que você faz pelo meio ambiente?







Ver resultado
Loading ... Loading ...
Dicas úteis

Use Ecobags

A EcoBag está na moda e há modelos e cores para todos os gostos. As sacolas reutilizáveis são aliadas do meio ambiente, já que as sacolinhas descartáveis, aquelas usadas normalmente em mercados, liberam gás carbônico e metano na atmosfera.

Pilhas e Baterias


A coleta seletiva de lixo tem um papel fundamental na preservação do meio ambiente. Por isso, já existem vários recursos disponíveis para que a destinação do lixo seja cada vez mais adequada, como a coleta seletiva de materiais recicláveis e de lixo infectante, os pontos específicos para recebimento de lixo comum, reciclável e de pneus, e as lixeiras específicas para o recolhimento de pilhas e baterias.

É fato que a separação das pilhas e baterias do lixo comum quase não ocorre, o que dificulta em grande parte a eficácia do resultado. Porém, existem algumas exigências dos Órgãos responsáveis que auxiliam no processo de prevenção da poluição ambiental, pois delimitam a quantidade de elementos químicos que podem contaminar o ambiente.

Segundo a Resolução CONAMA no 257 em seu Artigo 6º, a partir de 1º de janeiro de 2001 a fabricação, importação e comercialização de pilhas e baterias deveriam atender aos seguintes limites:

I – com até 0,01% em peso de mercúrio, do tipo zinco-manganês e alcalina-manganês;
II – com até 0,015% em peso de cádmio, do tipo zinco-manganês e alcalina-manganês;
III – com até 0,200% em peso de chumbo, do tipo zinco-manganês e alcalina-manganês;

Ainda menciona, em seu Artigo 13, que as pilhas e baterias que atenderem aos limites previstos no artigo 6o poderão ser dispostas, juntamente com os resíduos domiciliares, em aterros licenciados. Estabelece também, que os fabricantes e importadores deverão identificar os produtos descritos no caput do Artigo 13, mediante a aposição nas embalagens e, quando couber, nos produtos, de símbolo que permita ao usuário distingui-los dos demais tipos de pilhas e baterias comercializados.

  • Mas, o que fazer com as pilhas e baterias usadas?
    De acordo com a Resolução do CONAMA, acima citada, as pilhas e baterias que estiverem dentro dos padrões exigidos poderão ser depositadas em lixo comum. Porém, caso não seja possível saber, devem ser devolvidas aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas indústrias dos respectivos produtos, sejam eles, baterias de celular, de automóvel, industriais ou mesmo as pilhas que não estiverem de acordo com os limites estipulados pela resolução. Outra opção é colocá-las nas cestas coletoras verdes espalhadas pela cidade.
  • Por que as pilhas e baterias não devem ir para aterros?
    Quando as pilhas e baterias já não têm mais utilidade, tornam-se resíduos perigosos e devem ter uma destinação final adequada. Estes produtos possuem quantidades consideráveis de metais pesados se infiltram nas cadeias alimentares e conseqüentemente, chegam aos organismos das pessoas. Com as variações climáticas as pilhas e baterias sofrem oxidação, rompendo-se e poluindo o meio ambiente. Por isso, não devem ser depositadas nos aterros sanitários, nos lixões e nem realizada a compostagem.
Voltar   


Realização: Base Software Apoio: ABADI